5 dores de cabeça e a solução para construir sua casa de alvenaria

O mercado imobiliário oferece inúmeras opções para quem deseja ter a casa própria. Estas opções passam pelos imóveis prontos, os na planta e a construção de maneira independente.

Construir a própria casa é o melhor quando o negócio é realizar o sonho da família. É a oportunidade de tudo sair conforme desejado.

E por falar em sonho, que tal pensar com antecedência em todas as possíveis dores de cabeça para que elas não atrapalhem a realização deste sonho? Conheça aqui 5 dores de cabeça para evitar na hora de construir a sua casa de alvenaria.

Planejamento

Dores de CabeçaFazer o planejamento da obra não é uma opção para quem está pensando em otimizar os recursos que possui, evitar o desperdício e fazer a mudança dentro do prazo. E a não ser que o proprietário seja um expert na área, ele vai precisar de ajuda para isso. Começar por onde? Quais as etapas da construção? Quando encomendar o que?

Não havendo um planejamento adequado existe o risco de o terreno ficar abarrotado de materiais que só serão utilizados muito adiante no cronograma. Isso prejudica a vida útil do material e reduz sua durabilidade. Ou seja, dor de cabeça!

 

Materiais ruins

Materiais RuinsExistem duas opções: a mais ou menos e a ideal. A opção mais ou menos é aquela que é mais barata e parece boa, mas logo dará dor de cabeça.

Faz todo o sentido procurar pelos melhores preços na hora de construir, mas não faz nenhum sentido abrir mão de qualidade e durabilidade em função de economizar uns trocados. Especialmente quando se trata de um lar.

 

Orçamento

OrçamentosÉ preciso bastante experiência para conseguir colocar tudo na ponta do lápis. Se é uma dor de cabeça rodar a cidade atrás de orçamento, imagine ser surpreendido por uma série de custos que você esqueceu de colocar na planilha.

Para quem está se aventurando em construir a própria casa é um imenso desafio se manter dentro do planejado.

“– Ah, mas eu vou planejar tudo! Minha obra não terá surpresas se estiver tudo no orçamento”.

É melhor rever esta ideia e preparar uma boa verba para o item “Imprevistos” da planilha.

Contratação de profissionais

Casa de AlvenariaPor mais independente que o proprietário seja, não vai conseguir fazer tudo sozinho. Ainda que a construção do lar deva atender às necessidades do morador, é importante que o projeto atenda alguns padrões universais e do bairro.

Abrir mão deste ponto pode significar uma “baita” dor de cabeça se precisar vender o imóvel no futuro. Um arquiteto e um engenheiro precisam acompanhar a obra. Além disso, o óbvio: pedreiros e mestre de obras.

É importante lembrar da dinâmica do mercado: quem é bom é valorizado, e normalmente já está contratado para outro projeto.

Aspectos legais e segurança

Aspectos LegaisA legislação sobre a construção civil é muito abrangente e muda de acordo com o local da construção. São inúmeros aspectos que precisam de atenção para evitar uma possível paralização da obra. O proprietário terá que dedicar bastante tempo na hora de correr atrás de todos os trâmites legais da construção e ainda se preocupar com a segurança de todo mundo.

Construir uma casa de alvenaria e criar um lar não precisa deixar de ser o sonho de ninguém por causa dos problemas citados. Não é obrigação de nenhum proprietário saber todas as dores de cabeça envolvidas na construção civil.

Por isso contratar uma construtora pode ser a melhor saída. Os benefícios são inúmeros e a responsabilidade está nas costas de quem entende do assunto; tudo em contrato!