Dicas e ideias para decoração de jardim de inverno

            Cada vez mais os jardins de inverno estão sendo utilizados em residências, apartamentos, sobrados, shoppings, bancos e lugares públicos. Os jardins de inverno são jardins menores comparados aos jardins comuns, e dão um toque de sofisticação. Sua principal vantagem é justamente trazer ao ambiente um tom mais natural.

            Ele é um espaço perfeito para aproveitar momentos de descanso, uma pausa no trabalho, uma leitura, bem como momentos tranquilos de apreciação da natureza.

 

            A decoração e a escolha das plantas a serem utilizadas dependem do tamanho do espaço e do orçamento disponível. Geralmente, os jardins de inverno são instalados nas varandas, salas de televisão, banheiros, quartos, corredores, vãos de escada, e até em banheiros.

            O item básico da decoração de jardins de inverno são as pedras, como a brita branca, cascalhos, a dolomita e a pedra do rio. Elas podem ser de diversos tamanhos. Comumente na cor branca ou tons claros, dando contraste com a área verde.

 

             Também se coloca vasos de plantas, mas para isso você precisa escolher a espécie adequada. O ideal é optar por plantas que se adaptem bem ao ambiente interno e que resistam a pouca iluminação. Isso fará o seu jardim estar sempre conservado e com pouca manutenção. Alguns exemplos de plantas a serem utilizadas, são: mini cactos, begônias, violetas, lírios da paz, palmeira ráfis, suculentas, entre outras.

 

               Os bancos de madeira também são ótimos para você poder apreciar seu jardim, ou então descansar alguns minutos.  Outra opção é o futton, um tipo de colchão japonês que deixa o ambiente mais zen, confortável e muito aconchegante.

 

               As cascatas de água são ideais para aumentar ainda mais a sensação de relaxamento com o barulho da água batendo nas pedras, além de que valoriza ainda mais a natureza.

 

 

              Os jardins de inverno não precisam necessariamente ser decorados somente com plantas. É possível também decorar o ambiente com poltronas, sofás e mesas de centro, remetendo a uma sala de estar.

  

 

              Um espaço geralmente não muito explorado quanto à decoração é embaixo da escada, e uma ótima solução é um pequeno jardim, trazendo mais vida ao ambiente. Vale apostar em spots de luz destacando-o e dando um efeito diferenciado no período da noite.

 

 

E você, já pensou como um jardim de inverno em sua casa pode deixar o ambiente mais harmonioso e próximo da natureza?