Casas pré-montadas são entregues em tempo recorde

Apesar de o Brasil viver uma das maiores crises no setor imobiliário, a industrialização da construção civil é vista como desafiadora e tem mostrado ser uma boa opção para muitos.

No ano de 2016 o cenário das casas pré-montadas no Brasil começou a mudar mais notoriamente. A Agência Brasileira de Normas Técnicas organizou um grupo que para discutir os padrões de qualidade desta modalidade de construção. O padrão de qualidade exigido nas construções deve obedecer às mesmas normas aplicadas nos Estados Unidos e na Europa.

As casas pré-montadas são algo novo no Brasil. O número não chega a 1% das construções no país. No entanto o programa Minha Casa Minha Vida é responsável pela encomenda de centenas de casas neste modelo.

Confira conosco algumas características deste mercado das casas pré-montadas.

Os diferentes tipos de material utilizados

Casa Pré MontadasDiferentes tipos de materiais podem ser utilizados na hora de produzir uma casa pré-montada. Este novo modelo de construção habitacional usa madeira, aço e concreto, dependendo do tipo de tecnologia empregada.

As tecnologias que usam a madeira como principal material são as mais comuns. Muitas pessoas ainda imaginam que as casas pré-montadas de madeira são aquelas com paredes de tábuas de pinus sobrepostas.

Isso não é mais a realidade no Brasil. A técnica de construção conhecida como Wood Frame vem ganhando cada vez mais espaço e responde por entregas em tempo recorde.

A madeira é versátil, passa uma sensação de aconchego à casa e também é um recurso renovável, graças a seu crescimento rápido e ao uso de madeira de reflorestamento. A madeira não é in natura, ela passa por um processo de tratamento que previne as dilatações, com isso a durabilidade das peças de madeira é igual às paredes de concreto.

É uma tecnologia sustentável.A madeira de Pinus, que vem de reflorestamento, é o principal material utilizado nos modelos que empregam a tecnologia de Wood Frame. As chapas do tipo OrientedStrand Board são tratadas e não tem absolutamente nada a ver com o que está no imaginário popular.

Existem outras possibilidades de construção, como os blocos de concreto. Esta é uma tendência que está em crescimento no Brasil.

Eficiência e economia de tempo das casas pré-montadas

Casa Pré MontadasEficiência e economia de tempo andam juntas. As casas pré-montadas mostram isso muito bem. Cada parte da casa é feita com peças que tem seu encaixe perfeito umas nas outras, são produzidas em grande quantidade dentro de um padrão de qualidade aprovado.

A produção em série representa eficiência e agilidade. As peças são produzidas idênticas umas às outras, assim não existe problema na hora dos encaixes quando a casa está em processo de montagem no local definitivo.

Com esta eficiência o resultado é a redução significativa no tempo da construção. Uma casa de 150m2 por exemplo, pode ficar pronta e pouco mais de 4 meses. Isso é literalmente impossível quando o assunto são as casas tradicionais de alvenaria construídas artesanalmente.

Ainda um ganho em eficiência e rapidez na entrega está ligado às questões burocráticas. Apesar de as exigências serem as mesmas que as casas convencionais de alvenaria, nos modelos pré-fabricados existe a padronização das peças e também das plantas das casas.

Preencher os requisitos legais torna-se mais rápido, uma vez que não exige um relatório diferente sempre.