AS TENDÊNCIAS NO MERCADO DE CONSTRUÇÃO CIVIL EM 2018

Depois do ano de 2016 e 2017, os anos de declínio da construção civil acabaram! Finalmente 2018 está sendo o ano da retomada do crescimento. Segundo a Fundação Getúlio Vargas (FGV), no ano de 2017 houve uma queda de 6% no valor do PIB. Em contrapartida, este ano espera-se um crescimento de 2%. 

Visto isso, reunimos algumas dicas para que você coloque-as em prática e faça muito sucesso.

1º SUSTENTABILIDADE:

Como está sendo feito em muitas empresas, o desperdício é coisa do passado. As empresas estão prezando mais pelo reaproveitamento de matérias e a sustentabilidade. Isso deixa de ser algo de luxo e passa a se tornar realidade. O meio ambiente precisa de visibilidade na questão de cuidados, e para isso, existem sistemas inteligentes como coletores de água da chuva que são reaproveitados em torneiras e vasos sanitários, painéis solares fotovoltaicos que absorvem a energia solar e geram eletricidade, telhados verdes que consistem em plantação de plantas no telhado fazendo com que a temperatura seja amenizada devido a reflexão dos raios solares evitando a absorção do calor.

 

2º FORTALECIMENTO DAS CONSTRUTECHS

                Já ouviu falar delas? Ainda não? Então se prepare, elas estão vindo para dominar. As construtechs referem-se às startups do setor, que dão mais tecnologia às construções. Ou seja, são ferramentas que auxiliam no desenvolvimento de projetos e na consolidação de dados. Confira alguns exemplos: o Gerencia Obras é uma plataforma online que serve para a gestão de obras, ou seja, despensa o uso de planilhas auxiliares pelas empresas fazendo com que todas as informações das obras fiquem em um único lugar.

 

3º REALIDADE VIRTUAL

                Umas das tendências mais marcantes da construção civil e da tecnologia no geral é a chamada realidade virtual e a realidade aumentada. Elas auxiliam na visualização do projeto antes mesmo da construção fazendo com que fique mais fácil na detecção de algum possível erro. Ela também tem uma grande ajuda quanto à segurança, uma vez que os gestores tem uma visão mais detalhada quanto a condições de trabalho sem necessariamente ir ao local.

 

4º CONCEITO LEAN CONSTRUCTION

                O conceito Lean Construction significa construção enxuta, é o fato de uma melhor utilização dos recursos e de um planejamento bem detalhado e especificado, evitando assim o desperdício de materiais. Com isso, busca-se a compra de materiais para certo período da obra.

 

5º CONTRUÇÕES PRÉ-FABRICADAS

                Um ponto que também está em alta é a construção fora do local, mais conhecida como construções pré-fabricadas. Ela de fato diminui o tempo de construção comparada às construções tradicionais. Uma questão importante é o fato da utilização de materiais sustentáveis, diminuindo assim a produção de lixos e resíduos.

 

Gostou dessas dicas e quer saber mais? Fique de olho em nosso blog e siga-nos nas redes sociais. Sempre postamos nossas casas com projetos pessoalizados.