A influência das cores nas nossas emoções

Você já deve ter reparado que o nosso psicológico é influenciado por diversas coisas, inclusive pelas cores utilizadas no ambiente. Por exemplo, quando você acorda e está um dia ensolarado, com o céu azul e a luz do sol iluminando o ambiente, automaticamente você se sente muito mais feliz e o seu humor melhora. O contrário também acontece, de acordar com um dia cinza, nublado e talvez meio chuvoso, o seu humor se altera te deixando um pouco mais para baixo. Então, podemos ver que a cor influencia sim nas nossas emoções e nessa matéria vamos falar como você pode utiliza-la no seu ambiente para melhorar energeticamente.

Então, antes de falar sobre as cores no ambiente e a influencia das mesmas, vamos citar a influencia delas no nosso estado emocional e a ligação que isso terá no ambiente.

Amarelo: Considerada uma cor quente, o amarelo traz a sensação de calor, capaz de animar, estimular e iluminar, ela está associada com o otimismo e ao poder.

É melhor que o amarelo esteja presente na cozinha, pois estimula o apetite, ou em ambientes como o escritório, locais que precisem de estimulo. No entanto é uma cor que se deve tomar cuidada porque pode incomodar os olhos.

Laranja: Também é uma cor quente, trazendo as mesmas propriedades que o amarelo, porém em um grau mais elevado. Essa cor representa energia, vitalidade, eleva o animo e pode até ajudar a reduzir a depressão.

O laranja ainda é um estimulante físico e mental, sendo ótima para ser empregada em locais de trabalho e estudo.

Vermelho: É uma das cores mais importantes para os povos antigos, tendo forte ligação com a vida é a cor que traz confiança, força de vontade e agilidade para tomarmos iniciativa.

É uma cor que deve ser aplicada com cautela, melhor sendo em coisas menores, como cadeiras, tapetes, ou pisos. Sendo mais um detalhe do que um ambiente inteiro utilizado com ela.

Azul: Uma das cores frias causa a impressão de profundidade no ambiente. Ao contrário do amarelo, que é próximo da sua cor, pode trazer sensações como calma e serenidade. E também da à sensação de tranquilidade e repouso, se tornando assim ideal para ser usada nos quartos ou locais onde se quer uma introspecção maior.

Violeta: É considerada fria também e estimula o nosso lado espiritual, lucidez e equilíbrio. Está ligada a saudade, ciúmes, melancolia e espiritualidade.

Pode ser inserida em locais que você irá meditar rezar ou até mesmo nos quartos, onde é necessário um relaxamento maior.

Verde: É o ponto de equilíbrio entre as cores quentes e frias. E também é uma cor que representa a saúde, juventude, segurança, tranquilidade e suavidade. O verde é uma cor muito utilizada em ambientes, pois é de fácil combinação, além de trazer sensações confortáveis e agradáveis.

Marrom e ocre: São cores monocromáticas, são ótimas para serem utilizadas em ambientes que exigem concentração como uma biblioteca.

Existem inúmeros estudos que ligam as cores com as nossas emoções, é interessante ter uma visão por este ponto. Apesar de que não vai ser apenas isso que irá definir o que será melhor na sua decoração, saber e ter consciência que a escolha da paleta de cores irá influenciar diretamente as suas emoções é interessante.

Esperamos que tenha gostado do post e faça ótimo uso, se quiser saber mais pode falar conosco! Até semana que vem.